Cão medroso: saiba como ajudar o seu cãozinho ser mais confiante

Os cachorros são os animais considerados melhores amigos do homem. Eles são os símbolos de fidelidade e companheirismo. Além disso, são escolhidos para atuar de diferentes maneiras, como cães de guarda, que tem características marcantes, para vigiar diferentes estabelecimentos e tutores.
Ou seja, alguns tutores de primeira viagem acabam achando estranho que tenha um pet medroso em casa. E isso não é motivo de preocupação. Saiba que esse fator acontece com muitos pets, inclusive os cachorros de porte grande e fortes, que costumam amedrontar tanta gente.
Para saber como ajudar o seu cãozinho a melhorar ou desenvolver a confiança, acompanhe a nossa leitura. Aproveite!
Por que alguns cachorros são medrosos?
Para saber como ajudar o seu cãozinho, é importante entender a origem do medo. Sendo assim, existem fatores que influenciam diretamente, como:
Os fatores que têm maior nível de influência com relação à coragem do pet estão ligados, principalmente, ao histórico e a criação destinado a ele.
- Traumas
- Falta de socialização durante o crescimento
- Adestramento descoordenado e inconsciente
Alguns sinais que podem representar sintomas de medo e falta de confiança são:
- O pet se esconde quando se sente ameaçado com situações simples
- Late de forma incessante para visitantes
- Rosna sem motivos para o tutor e desconhecidos
- Costuma recuar ou andar rente à parede
- Apresenta temores e fica agitado
- Ameaça um ataque
Saiba como ajudá-los a seguir.
Como ajudar um cachorro com medo?
Uma dica bacana para acalmar um cachorro com medo é vincular circunstância com algum tipo de agrado. Um petisco, um ato carinhoso e alguma brincadeira, por exemplo.
É bom se manter por perto, mas sem forçar interação. Não são todos os cães que procuram por colo ou algum tipo de contato físico durante esses episódios de estresse. Procure observar o comportamento dele, antes de tentar o contato.
É importante que, aos poucos, de forma mais controlada, o seu pet seja exposto às situações que o deixam desconfortável, dessa maneira, ele vai se acostumar com a exposição. Mas é importante que esse processo seja feito de forma gradual, respeitando o seu limite.
Filhotes medrosos
Os cachorros, no decorrer da vida, tendem a sentir medo de muitas coisas. Contudo, há práticas que podem colaborar com a diminuição dessa reação.
Os barulhos de trovões, fogos e outros tipos de ruídos podem ser um grande problema para muitos cachorros e seus tutores. Sendo assim, procure acostumá-los a diferentes tipos de barulho.
Eles aprendem muito com a observação. Se percebem que a casa se comporta normalmente perante barulhos altos, como a tempestade, logo perceberão que não precisam ter medo. Distrair o pet com petiscos e brincadeiras durante esses momentos é uma ótima opção.
Para qualquer momento a Amorosso terá uma resposta e uma solução. Com um guia com mosquetão, os seus dias tornam-se mais leves e descontraídos. Você pode encontrar em nossa loja mosquetão para guia e também mosquetão para coleira.
Conheça mais das nossas dicas e produtos na Amorosso, clicando aqui!