Como proteger seu pet dos fogos de artifício

Como proteger seu pet dos fogos de artifício

Os fogos de artifício fazem parte do nosso dia a dia, não é mesmo? Eles são usados por muitas pessoas em diversas ocasiões, como festividades do fim de ano ou quanto o seu clube de futebol ganhou uma partida, mas é muito importante entender que eles causam muito estresse em cães e gatos por causa do alto barulho que eles causam. Fora isso, os bichinhos podem ainda correr riscos de saúde por causa dessa prática.

Pensando nisso, nós da Amorosso separamos para você dicas muito importantes para você saber o que fazer para proteger o seu pet de fogos de artifício. Confira! Ah e venha dar uma olhada em nossa coleção de focinheira para cachorro.

Por que os pets sofrem tanto com o barulho de fogos de artifício?

Como todos sabemos, segundo diversos estudos, tanto os cães quanto os gatos são bem mais sensíveis a sons e ruídos, ainda mais quando comparados aos humanos. Eles contam com uma capacidade auditiva quase quatro vezes maior que a do ser humano. Ou seja, isso reflete de maneira direta no incômodo que eles sentem quando estão expostos a essas situações, como a queima de fogos.

Os perigos dos fogos de artifício

Ainda de acordo com diversos estudos já feitos, por causa do barulho, os animais ficam mais desorientados, com medo e ansiosos. E esse é o motivo quando eles tentam fugir ou se esconder. São nesses momentos de vulnerabilidade que o perigo aparece.

De maneira geral, eles se machucam em portões, ficam desorientados e mais predispostos a serem atropelados e também serem atacados por outros animais.

Nessa época de fim de ano, o hospital em que Thais trabalha já se prepara para receber animais que chegam cortados, lacerados, precisando de sutura na pele e vítimas de atropelamento. Em casos mais raros, é importante saber que os animais podem muito bem desenvolver crises convulsivas ou também sofrer o rompimento dos tímpanos, caso o rojão seja usado perto do animal.

Como proteger o seu pet dos fogos de artifício?

Olha, é muito importante que os animais estejam sempre identificados em suas coleiras com o nome e o telefone do tutor, caso eles fujam. A dica principal aqui para evitar a fuga e com isso, diminuir o sofrimento do animal é a presença do tutor. Saiba que a ausência do tutor na hora da queima de fogos pode muito bem aumentar o medo, o sofrimento e a ansiedade. O ideal é que eles nunca fiquem sozinhos em situações como essa.

Fora isso, profissionais sempre indicam outras dicas que podem ajudar a diminuir desconforto e o estresse dos pets, como:

– Nunca deixe os pets sozinhos quando estão soltando fogos de artifício;

– Encontre um espaço que seja confortável e acolhedor que tenha menos ruídos;

– Fique em um ambiente fechado para que não haja o perigo do pet fugir;

– feche as cortinas para que a entrada de luz seja evitada;

– Coloque músicas relaxantes;

– Deixe o local que ele gosta de se esconder de fácil acesso;

– Distraia os bichinhos com brinquedos e petiscos.

Aqui na Amorosso você encontra o que há de melhor para os seus pets, como a nossa focinheira de cachorro e muito mais. Venha conferir as nossas melhores ofertas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.