7 dicas para ensinar um cão adulto a fazer xixi no lugar certo

A melhor época para se educar um cachorro a fazer suas necessidades é durante a sua infância. A premissa que muitas pessoas entendem, de que o cachorro perde a capacidade de aprender novas coisas durante o envelhecimento não é verídica.
O cão, independentemente da sua idade, tem a capacidade de aprender novas coisas. Contudo, existem alguns probleminhas muito comuns na terceira idade, principalmente na parte cognitiva, e fazem com que alguns cachorros desaprendam muitos comandos ensinados.
Hoje as dicas estão direcionadas aos tutores que vêm tendo dificuldade com os pets, principalmente no quesito necessidades nos lugares errados. Se você precisa de dicas de maneiras para mudar esse cenário, acompanhe a nossa leitura e aproveite!
Conheça as limitações do seu pet
Antes de ensiná-lo a fazer as necessidades em lugares determinados como certos, é importante entender e captar as suas limitações. Existem motivos diversos que podem influenciar nesse descontrole, como por exemplo:
- Disfunção cognitiva, também conhecida como Alzheimer canina
- Infecção no trato urinário
- Estresse no cotidiano
Tendo analisado esses possíveis fatores, torna-se mais fácil compreender a melhor maneira para educá-los.
Para disfunção cognitiva, é possível espalhar pelo ambiente alguns tapetes higiênicos, pois aumenta a chance de não fazer tanta sujeira.
Para algum tipo de infecção, é necessário o acompanhamento de um veterinário.
Escolha um lugar adequado
Recomenda-se que o lugar definido seja distante da comida. É de extrema importância que se deixe claro para o cão o lugar que ele precisa usar como banheiro, pois facilita o aprendizado, criando um hábito.
Manter o ambiente organizado
Deixe o ambiente organizado, pois eles gostam de ambientes limpos e organizados. E, esse processo de limpeza e organização facilita o aprendizado do pet.
Leve-o para o local certo, no momento certo
Os cachorros costumam fazer suas necessidades logo após atividades como: beber água, comer e se exercitar. Dessa forma, leve-o para o local logo após as atividades.
Crie uma rotina inteligente
Assim como humanos, os animais precisam seguir rotinas. O seu cachorro precisa seguir uma rotina, pois esse processo facilita o aprendizado de onde ele precisa fazer as necessidades. Determine os horários das refeições, para ter como base os horários aproximados dos momentos de alívio.
Dê recompensas
A cada vez que o pet fizer a necessidade no local certo, dê recompensas, como petiscos, carinhos e elogios, para que ele vincule a ação correta a um tipo de brinde compensatório.
Não puna ou brigue com o pet
Punir o cachorro, basicamente, não trará bons resultados. Ao contrário de um resultado positivo, essa atitude pode estremecer a relação entre cão e tutor. Além de não aprender os comandos, poderá apresentar sérios problemas de comportamento.
E, para fazer com que qualquer adestramento tenha um sucesso mais imediato, um guia com amortecedor pode ser de grande utilidade.
A Amorosso dispõe de uma infinidade de coleiras e guias, como a guia amortecedor, a guia dupla e muitos outros modelos.
Acesse o site e conheça os melhores produtos!