Como prevenir o câncer de mama nas cadelas?

Muitas pessoas acabam não se ligando tanto em algumas questões que podem ocorrer em nossos pets. Isso acontece com o câncer de mama e não é que haja maldade, mas existem tutores que acabam não sabendo que essa doença não ocorre apenas em humanos, mas nas cadelas também. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a neoplasia alta ocorre em cerca de 60% das cadelas e 30% das gatas.
Saiba ainda que cerca de 80% dos casos de neoplasias em cadelas correspondem às neoplasias malignas, enquanto nas gatas, esse percentual pode chegar a 90%. Isso significa que os tumores contam com uma chance grande de desenvolvimento de metástases em pulmões e também nos linfonodos (gânglios).
Pensando nisso, nós da Amorosso separamos para você as melhores maneiras para prevenir câncer de mama nas cadelas. Ah, você ainda pode contar com diversos produtos para os seus cães, como nossas coleiras personalizadas e muito mais. Confira nossas dicas!
Sinais clínicos na cadela
Saber como identificar os sinais clínicos dos tumores em cadelas é muito importante para que a doença não se desenvolva rapidamente e com isso, acaba se espalhando. Saiba que o primeiro sinal de câncer de mama, normalmente, é o surgimento de nódulos nas mamas, podendo ser únicos ou múltiplos. Podem aparecer também algumas feridas na mama ou ao redor da pele na região.
As cadelas ainda podem sofrer também com dores, com aumento das mamas, inchaço e secreções. Quando identificamos alguns desses sintomas, o pet pode muito bem ser levado imediatamente a um veterinário.
Diagnóstico e tratamento
É muito importante acompanhar os animais de estimação de perto para que os nódulos mamários sejam precocemente identificados. Ainda mais quando falamos em cachorrinhas idosas, apalpar as mamas e com isso, ficar de olho em qualquer tipo de alteração é o primeiro cuidado.
Quando suspeitar da existência de tumores, saiba que o médico veterinário vai encaminhar o animal para que ele faça uma triagem de exames: ultrassom, exames de sangue e raios-x. Aqui, também podem ser realizados exames citológicos do tumor e histopatologia, para que seja identificado se ele é maligno ou benigno.
Em grande parte desses casos, o tratamento do câncer de mama em cadelas é realizado com a mastectomia, que é a retirada parcial ou total das mamas do pet. Saiba que dependendo do grau de malignidade, a cirurgia ainda pode ser associada a remédios quimioterápicos. Do mesmo modo que ocorre nos humanos, o tratamento pode causar efeitos colaterais, mas a incidência é menor, só 25% dos animais contam com quedas de pelos, diarreia, enjoo e vômito.
Como prevenir?
É muito importante entender que a principal maneira de prevenir o câncer de mama em animais é com a castração do animal nos seus primeiros cios. Assim será reduzida a probabilidade de aparecerem tumores.
Outra maneira eficaz de evitar o surgimento do câncer de mama é com a visita semestral ao veterinário. O check-up pode ajudar bastante no diagnóstico precoce da doença, possibilitando um melhor resultado do tratamento, uma maior chance de cura e recuperação.
Aqui na Amorosso você encontra o que há de melhor em produtos para os seus pets, como a nossa coleira com alça e o seu modelo coleira personalizada com alça e muito mais. Venha conferir!