Passear com o cão em dias quentes: o que levar em consideração

Passear com o cão em dias quentes: o que levar em consideração

Levar o cachorro para passear com frequência faz muito bem para o seu animalzinho. Porém, em dias mais quentes, alguns cuidados a mais são necessários.

Quando a temperatura passa dos 22 °C, sua atenção precisa ser redobrada para evitar queimaduras solares, machucados nas patas e choques térmicos em seu cachorro.

Prefira levar o cachorro para passear nos horários menos quentes do dia, ou seja, início da manhã ou final da tarde. Evite sair entre as 10h e 15h, pois neste período o sol está mais forte e o chão fica bem quente.

Os cachorros não possuem glândulas sudoríparas para liberar o calor, por isso, eles transpiram através da saliva e, assim, demoram mais para diminuir sua temperatura corporal.

Confira a seguir nossas 4 dicas para ter um bom passeio em dias quentes.

Hidratação

Beber água é importante em qualquer estação para todos os tipos de seres vivos. Mas, no verão, é ainda mais. Por isso, busque manter seu cachorro hidratado durante o dia.

Antes de passear, verifique se ele não tem sede e ofereça água fresca. Caso ele não queira tomar, molhe delicadamente a cabeça, o pescoço e o peito do animal.

Leve, também, uma garrafinha de água durante o passeio. Deste modo, ofereça sempre que perceber que seu cachorro está muito ofegante, com a língua de fora.

Tosa

Os pelos dos cachorros protegem sua pele das queimaduras solares, mas também atuam como isolantes térmicos. Deste modo, o excesso de pelos pode aumentar a temperatura dele.

Mesmo assim, nunca tose todos os pelos rente a pele. O ideal é manter os pelos curtos, limpos e bem escovados. Embora possa não agradar esteticamente, é a que melhor funciona no verão.

Trajeto

Em dias quentes, os cachorros precisam passear também. Mas pegue leve no trajeto, pois enquanto algumas raças exigem um passeio mais longo para gastar energias, outras são mais sensíveis.

Por isso, evite longas caminhadas e prefira parques arborizados, com grama e muita sombra. Se precisar caminhar em ruas ou asfaltos quentes, pegue-o no colo.

Observe o cão

O calor afeta a todos, mas, principalmente, o cachorro. Por isso, ao levar o cachorro para passear em dias quentes, fique bem atento ao comportamento do seu pet e saiba a hora certa de parar.

Observe a linguagem corporal do animal para identificar se ele está bem ou não. Embora esta forma de se expressar varie de um cão para outro, alguns sinais são mais comuns:

  • Excesso de salivação;
  • Boca aberta por muito tempo;
  • Respiração ofegante;
  • Recusa-se a continuar andando;
  • Rejeita água ou comida.

Nesses casos, faça uma pausa, ofereça água, tire um tempo para descansar e retorne para 

Saiba o que levar com você

Para que você e seu cão tenham um passeio agradável, é importante levar alguns itens essenciais durante o passeio. Por isso, confira a lista abaixo e não esqueça de nenhum:

  • Sacolinha, caso o cachorro faça suas necessidades na rua;
  • Garrafa de água específica para o animal;
  • Biscoito ou ração para passeios mais longos;
  • Coleira com peitoral, para auxiliar no controle.

Precisa de peitoral personalizado?

A Amorosso possui diversas opções de coleira peitoral personalizada para os cães. Confira nosso site e garanta a melhor para seu amigo fiel!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.