Saiba tudo sobre canicross

Saiba tudo sobre canicross

Você é do tipo que adora arrumar novas atividades para fazer junto com seus pets? Então chegou a hora de você conhecer o canicross, um jeito bem legal de praticar esportes ao lado do seu cãozinho.

Isso mesmo, a modalidade esportiva vem se tornando um hábito bastante saudável dos tutores de cães, que podem optar por fazer uma atividade física muito mais dinâmica e que reserva um tempo precioso do lado do seu pet e que não possui contra indicações.

Mas o que é o canicross?

Canicross é o nome dado a uma modalidade de corrida chamada cross country que é praticada junto com cães. A cross country é uma corrida praticada em terrenos não convencionais, como areia, terra, trilhas, ladeiras, etc, o que promove uma conexão com a natureza ao mesmo tempo que promove uma melhoria no condicionamento físico.

A corrida cross country praticada junto com o cão de estimação foi batizada de canicross, onde o cão é conectado ao dono por uma guia elástica interconectada por um cinto e um colete de tração. O cão corre na frente acompanhado pelo dono, e a guia elástica os mantém conectados reduzindo possíveis choques causados pela distância.

De onde veio o canicross?

Apesar de ser novo no conhecimento popular, o canicross é um esporte bastante tradicional surgido na Europa, e com a primeira edição oficial realizada em 1986 na França. Criado como um método de treinamento para cães, o canicross é um ótimo método de socialização e estreitamento de laços entre o cão e seu dono, além de ser bastante prazeroso para ambos.

O nome do responsável pela criação desse esporte é o Dr. Gilles Pernound, um veterinário francês.

O que é preciso para praticar o canicross?

Praticar esse esporte não é só usar uma coleira para cães e sair correndo por aí, apesar de poder ser praticado por qualquer pessoa, existem algumas recomendações para a prática, que são essenciais para evitar acidentes e lesões.

Com relação ao condicionamento físico, é importante saber suas limitações de saúde, e também do seu cãozinho, por isso é recomendável passar por um médico e veterinário para uma avaliação profissional para garantir mais segurança ao começar a prática.

Não existe restrição de idade, mas como normalmente a modalidade é praticada com animais de médio e pequeno porte, é necessário que o dono tenha condições de conduzir.

Quais os equipamentos necessários

Para começar com o canicross serão necessários alguns equipamentos. Além de uma roupa e tênis adequados para corrida em terrenos rústicos, você também vai precisar de um cinto especial para o dono, uma guia elástica, e um colete de tração para o cão, também chamado de harness.

O cinto deve ser largo, firme e oferecer bastante conforto para o dono já que ele será “puxado” pela guia em alguns momentos.

A guia elástica não deve ser muito longa para não correr o risco de enroscar ou prender em locais indesejados, você pode optar pelos modelos com amortecimento.

O colete de tração, ou peitoral, são diferentes de uma coleira de cachorro comum, pois eles envolvem uma grande parte do peitoral do cachorro, oferecendo mais segurança e conforto.

Dica: É sempre bom levar água numa pequena mochila, para você e para o cãozinho.

Amorosso

Muito mais do que uma coleira para cachorro, aqui na Amorosso você encontra equipamentos feitos especialmente para o conforto e segurança do seu pet, confira nossos produtos aqui no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.