Saiba como identificar problemas de saúde no seu cão

Os indícios de um cachorro doente costumam ser bem traiçoeiros para os tutores. Isso acontece porque os cães tendem a esconder quando algo não vai bem, sabia?
Isso faz com que, muitas vezes, os tutores encontrem dificuldades para “captar” problemas logo na sua fase inicial. Com isso, deixam para procurar ajuda veterinária apenas quando tais enfermidades se encontram em estágios mais avançados.
É por esse motivo que levar o pet ao veterinário para check-ups anuais é uma das maneiras de identificar problemas rapidamente. Alguns sintomas requerem uma atenção redobrada do dono.
Falta de apetite
Normalmente, um cachorro doente não quer comer. Quadros de dor, febre, alterações hepáticas, alterações renais, doença do carrapato, infecções de modo geral, entre outros quadros são alguns dos principais problemas que afetam o apetite da criatura.
O desinteresse pela ração sempre deve ser investigado, especialmente se estiver acompanhado de outros sintomas. Por mais que fatores como calor e excesso de petiscos possam contribuir para a falta de apetite, é importante tirar a dúvida com um veterinário.
Cachorro bebendo muita ou pouca água
Assim como nós, os cães ingerem uma quantidade de água diária variada. Em dias muito quentes, eles reforçam a hidratação. Por outro lado, em dias frios eles diminuem o consumo.
Dito isso, se você percebeu que seu amigo passou a beber mais ou menos água que o normal, agende uma consulta com o veterinário.
Em caso de cachorros que bebem pouca água, alguns cuidados de manejo podem estar por trás do problema. Os principais são água suja e bebedouro em local inadequado.
Alterações na urina
Alterações na frequência, volume e coloração da urina também podem estar associadas a um cachorro doente. Normalmente, as principais disfunções indicadas por esses problemas são: alterações renais, endocrinopatias, doenças do trato urinário, entre outros problemas.
Para tutores de cães que urinam no tapete higiênico é mais fácil fazer esse controle. Nesse sentido, o uso de tapetes brancos é mais indicado por permitir acompanhar melhor o volume e, principalmente, a coloração da urina.
Alterações nas fezes
Diversos fatores podem provocar quadros pontuais de diarreia. Os principais motivos que costumam levar a esses problemas são: mudanças repentinas na alimentação, ingestão de alimentos gordurosos ou uso de certos medicamentos, como vermífugos.
No entanto, alterações nas fezes podem indicar problemas mais graves, como verminoses, viroses, gastroenterite de origem bacteriana, intoxicação e alergias alimentares. Por isso, em caso de diarreia por mais de 48 horas, é imprescindível buscar a ajuda de um veterinário.
A diarreia em si pode trazer consequências graves ao pet, como a desidratação com perda de micronutrientes que desencadeia um desequilíbrio eletrólito, e perda de proteínas, gorduras e carboidratos.
Por outro lado, a redução no volume ou a ausência de fezes pode estar associada a disfunções como: alterações prostáticas, dor articular, tumores intestinais, obstrução intestinal pela ingestão de corpo estranho, hérnia perianal, entre outros.
Prostração
Frio, noites mal dormidas por qualquer motivo ou um dia repleto de atividades são fatores que contribuem para que o pet fique mais sonolento. No entanto, se você notou que seu amigo de quatro patas parece estar abatido, leve-o assim que possível a uma consulta com um veterinário.
Dor articular, dor abdominal, febre e alterações cardiorrespiratórias são problemas que causam cansaço. Por isso, muitas vezes, um cachorro doente não levanta ou se mostra pouco disposto a realizar certas atividades diárias.
Precisa de ajuda para tratar seu cão?
Além das consultas com veterinário e aconselhamento médico, alguns acessórios para cachorro podem ajudar seu cão a se recuperar, sabia?
O que não falta aqui na Amorosso, são opções de acessórios para cães dos mais diversos materiais, tamanhos e cores. Acesse nosso site e confira os acessórios para cães!