Saiba tudo sobre o temperamento do seu cão

Se você é um membro ativo da comunidade dos tutores de pets já deve ter notado que a personalidade e temperamento dos bichinhos podem variar bastante. Enquanto algumas pessoas têm animais mais ativos, outras podem se deparar com um pet mais calmo e quieto, e em situações de boa saúde, essa diferença é perfeitamente normal.
E isso não é diferente para os cães, que com sua diversidade de porte e raças, podem apresentar temperamentos muito diferentes entre si.
No entanto, apesar dos traços genéticos terem uma grande influencia no temperamento de um cão, grande parte de seu comportamento é definido de acordo com a forma que é criado e treinado, e o local onde vive.
Sabendo que as características de cada cachorro são um reflexo de diversos fatores ambientais, sociais e genéticos, todos eles são espécimes únicos, que podem vir a compartilhar ou não semelhanças.
Temperamento dos cães
Os cachorros normalmente são animais bastante ativos e exploradores, o que quer dizer que é comum ver cães que amam brincar e correr, no entanto, há também aqueles que são mais calmos e não gostam tanto de agitação.
Por isso a observação é uma ótima forma de entender o temperamento dos cachorros, e principalmente uma prática recomendada para identificar mudanças de temperamento que possam indicar algum problema clínico.
Existe alguma forma de saber o temperamento do meu cão?
Alguns traços da personalidade dos cachorros são genéticos, e com os extensos estudos sobre as variedades raças nos permitem saber quais características eles estão mais propensos a desenvolver. No entanto, grande parte do temperamento de um cachorro é definido pelo ambiente onde é criado, o que quer dizer que é possível amenizar características negativas bem como intensificá-las.
Passando pelas raças domésticas mais populares, podemos citar algumas características esperadas de cada uma, determinadas por traços genéticos.
Pastor alemão: Costuma ser muito afetuoso, brincalhão e é uma das raças mais inteligentes e obedientes, e por isso apresenta mais facilidade para ser treinado. Também é muito ativo, portanto, prepare sua coleira com alça, você vai precisar para as caminhadas e passeios.
Rottweiler: Extremamente leal, calmo e gentil (apesar da sua fama de cão de guarda bravo), pode apresentar traços de teimosia e obsessão em relação a objetos e pessoas.
Pug: A raça de focinho achatado é vista como um cão calmo e dócil, o que quer dizer que ele não é muito ativo e prefere ficar quietinho.
Golden Retriever: Costuma ser um cão muito carinhoso e paciente, e por isso é visto como um cão da família, também é muito ativo e brincalhão, mas pode ser um pouco territorialista o que torna mais difícil adaptá-lo à convivência com outros animais.
Poodle: Bastante comum no Brasil, o poodle é um cão muito inteligente e carente, o que significa que ele pede bastante atenção.
Pinscher: Astuto e muito extrovertido, o pinscher é um cão pequeno, porém com um instinto protetor, o que pode resultar em um comportamento agressivo diante de ameaças.
Existem muitas outras características de cada raça, e é preciso saber que elas podem ser potencializadas com a criação e ambiente, assim como novos comportamentos podem ser desenvolvidos.
Escolher uma raça com um temperamento genético que combine com o seu ambiente e sua família é o mais indicado, e o adestramento é sempre uma ótima opção.
Amorosso
Seja qual for o temperamento do seu cãozinho, uma relação de amor e carinho entre vocês dois é sempre uma boa ideia, e os passeios ajudam a estreitar esse relacionamento. Para passeios mais seguros opte por coleira personalizada para cachorro, peitorais e guias de qualidade.
Aqui na Amorosso você encontra diversos modelos de coleira personalizada com alça, guias elásticas e comuns para todos os portes e muito mais, confira!