Tudo que você precisa saber para passear com seu cão nos dias frios

Quando o inverno chega e as temperaturas caem, precisamos ter uma atenção diferenciada aos nossos amiguinhos peludos. Independente do clima, o passeio diário do seu cão é muito importante para a saúde física e mental dele. E mesmo no frio, esse hábito deve perseverar, para o bem do seu cãozinho!
A maioria das pessoas acredita que, por terem muitos pelos, não sentem frio, mas não é bem assim. Sim, os animais sentem menos frio do que nós mas, mesmo assim, é preciso tomar alguns cuidados para que eles não deixem de dar seus tão esperados passeios.
Agasalhe-se e agasalhe-o
As roupas próprias para pets podem ajudar o seu peludo a encarar a rua nos dias frios. Não hesite em agasalhar seu cachorro, mas tenha certeza de que ele está confortável e que a peça é adequada. Alguns cães se sentem presos dentro das roupas e ficam assustados, por isso, garanta que o seu cão está tranquilo antes de sair.
Preste atenção no seu comportamento
Os cães não sentem tanto frio como nós, principalmente quando estão em movimento. Contudo, caso repare que ele está tremendo e encolhido, fique atento para checar se ele não apresenta algum problema de saúde.
Cuidado redobrado com filhotes e idosos
Nesses casos, é recomendável tomar mais cuidado, pois os idosos tendem a ficar mais tempo deitados e sentem mais frio, e os filhotes naturalmente precisam de mais calor, por serem mais frágeis. Com a chegada do frio é preciso proporcionar esse calor para eles. As voltas são fundamentais para dar uma esquentada, exercitá-los e mantê-los saudáveis, ativos e felizes.
Eles amam o frio
Acredite se quiser, mas o inverno é uma ótima estação para passeios, pois o calor excessivo do verão pode causar cansaço, mal estar e até queimaduras. O sol é muito bom para a saúde do pet e dos humanos, mas no inverno o cão tende a ficar menos cansado nos passeios e aproveitar mais esse momento, por isso, aproveite as baixas temperaturas para curtir com o seu cão.
Se atente ao horário
No inverno os horários do passeio devem ser os opostos aos do verão, dê preferência para ir próximo das 12h, ou por volta de 15h-16h da tarde. O sol está mais forte nesses horários e portanto a temperatura fica mais amena.
Não deixe de praticar exercícios físicos
Apesar do frio dar muita vontade de ficar em casa, seu cão precisa de exercícios diários. A falta deles pode causar obesidade, tédio e por isso as caminhadas de rotina não podem ser eliminadas, mesmo com o frio. Certifique-se que vocês estão bem agasalhados e saia para dar pelo menos uma volta com ele.
Quando a preguiça vencer e o tempo não ajudar, faça o possível para exercitar seu peludo dentro de casa. Dedique 30 minutos a isso, com brincadeiras, treinamento e muito mais para gastar a energia sem sair na rua.
Precisa de equipamento para passear com seu cão?
A Amorosso conta com diversos guias para cachorro de adestramento e muitas opções de enforcadeira para você optar pela melhor e mais bonita opção. Acesse nosso site e confira!