O perigo de dar chocolate a um pet

Uma das mais amadas guloseimas do mundo, o chocolate é um quitute que está facilmente presente na maioria dos lares, símbolo da Páscoa, usado para presentear no Dia dos Namorados, aniversários e muito mais. Mas mesmo que a sua popularidade seja algo inegável, esse doce ainda gera uma dúvida muito grande entre os tutores: pode dar chocolate para cachorro?
A resposta é curta, direta e simples: não! Em nenhuma hipótese podemos dar chocolate para cachorro e nem para gatos de estimação, isso porque o que é algo delicioso para nós pode facilmente gerar uma grande série de problemas, podendo até mesmo ser fatal para os pets. Mesmo que existam pessoas que acreditam que apenas um pedacinho de chocolate é um simples agrado aos nossos amigos, saiba que esse pensamento, infelizmente, acaba gerando um risco enorme para a saúde dos bichinhos, que mesmo com poucas quantidades desse petisco já podem sofrer terríveis consequências e em alguns casos irreversíveis.
Pensando nisso, nós da Amorosso separamos para você algumas informações bem importantes para que você entenda o perigo de dar chocolate ao seu cachorro, mesmo que seja um pedaço bem pequeno. Confira!
O perigo das metilxantinas: as terríveis vilãs do chocolate para cachorro
Você sabia que a grande responsável pelo perigo do chocolate aos cachorros (e qualquer outro bichinho de estimação) é a teobromina, que assim como a cafeína é uma metilxantina, uma substância que está presente no cacau que é usado para a fabricação da guloseima e que o organismo dos pets não consegue metabolizar facilmente e isso faz com que uma intoxicação perigosa seja provocada, que quando está associada a cafeína potencializa os efeitos nocivos aos pets.
Saiba que a quantia fatal de teobromina vai variar de acordo com o porte do seu bichinho e o fato de oferecer o doce ao pet nunca deve ser considerada uma opção para o tutor, isso porque não é nem um pouco possível determinar uma quantidade segura para o consumo dos nossos amigos. Entenda que isso vale para cães, gatos e pets de todas as idades e ainda vale reforçar o alerta para famílias que contam com filhotes em casa, já que o fato de haver pouco conhecimento sobre a alimentação do seu pet, pode facilmente incentivar equívocos.
Fique atento com o seu pet
Outro fator extremamente importante é que devemos redobrar o cuidado com os alimentos que acabam ficando ao alcance dos pets, ainda mais no período da Páscoa em que as nossas casas contam com chocolates por toda a parte, isso porque os bichinhos costumam querer petiscar tudo o que está disponível para eles e podem acabar encontrando um chocolate perdido por aí.
Fique atento a sinais atípicos
Uma dica bem importante é que você deve se atentar a sinais atípicos no comportamento do seu pet, isso porque a intoxicação por teobromina pode provocar sintomas que incluem tremores, taquicardia, crises alérgicas, convulsões, diarreias, vômitos, além de outros.
Aqui na Amorosso você encontra o que há de melhor em produtos para os seus cães, como a nossa coleira para cachorro. Nossa coleira preta cachorro conta com a melhor qualidade do mercado e um preço incrível. Venha conferir as nossas melhores ofertas!